CICLISMO 2025
+ CICLISMO
CICLISMO - DE MEIO DE LOCOMOÇÃO A DESPORTO E ATIVIDADE RECREATIVA
O ciclismo, seja como meio de locomoção, desporto ou atividade recreativa, tem uma história que remonta ao início do século XIX. O desenvolvimento da bicicleta até as "máquinas" mais ou menos profissionais que hoje conhecemos, impulsionou a prática e a competição. A modalidade tornou-se desporto olímpico em 1896 e viu o surgimento de grandes eventos como o Tour de França, o Giro de Italia e a Vuelta a Espanha.
A VOLTA A PORTUGAL EM BICICLIETA
A Volta a Portugal em Bicicleta é criada em 1927, sendo que os primeiros traçados competitivos fazem praticamente um retangulo aos limites do território português. A partir dos anos 1960 a Volta passa a incluir os velódromos e as pistas nas quais se realizam os festivais que financiam a prova e etapas de montanha para garantir a incerteza do resultado e manter o interesse mediático. Entre 1966 e 1973, a Volta deixa a referência da fronteira e o desenho e passa a ter grandes diagonais pelo interior do país. A etapa das Penhas da Saúde entra para o percurso em 1968, a da Torre em 1971 e a da Senhora da Graça em 1978.
OS GRANFONDOS
Os Gran Fondos têm suas raízes em Itália, na década de 1970. O termo significa grande fundo ou grande distância em italiano. Inicialmente, foram organizados para homenagear ciclistas profissionais, percorrendo rotas icónicas do ciclismo italiano. Com o tempo, tornaram-se populares entre os ciclistas amadores, proporcionando a todos experiência de uma corrida de longa distância. E hoje em dia também Portugal se orgulha de apresentar os melhores e mais desafiantes traçados mundiais.